- Área: 512 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Marcella Grassi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A projeto surge da necessidade de construir um ginásio que complemente o programa do CEIP Canigó existente, além de resolver os problemas existentes de acessibilidade.
Trata-se de uma parcela sensivelmente retangular, de aproximadamente 310m² em um terreno com uma inclinação bem pronunciada, onde foram criados de forma artificial uma série de plataformas para poderem se desenvolver atividades correspondentes a um 'Colégio de Educação Infantil e Primária' (CEIP). Basicamente, uma plataforma alta próxima do edifício de salas de aulas e a plataforma da quadra esportiva em uma cota inferior, resultando num desnível entre elas de 13 m, que se salva através de um talude com vegetação de 60% pendente e um muro de contenção que limita a quadra e se aproveita para fazer pequenas grades.
A implantação do novo ginásio ocupa o mesmo espaço do edifício à ser derrubado e está na mesma cota da quadra poliesportiva, se tornando independente do muro de contenção e permitindo uma entrada de luz na sala.
No noroeste, se situam os vestiários. A altura necessária para a sala grande é aproveitada para colocar os vestiários em dois andares. Além disso, propõe-se utilizar a cobertura do ginásio (dados os problemas de espaço que apresentava o antigo CIEP) para criar um terraço a mais no pátio da escola , onde foram instalados uma mini quadra de basquete e uma mini quadra de vôlei.
Escadas exteriores comunicam a quadra esportiva existente com os novos vestiários e a quadra situada na cobertura. A localização estratégica deste núcleo facilita a possibilidade de criar um acesso cômodo e direto da plataforma superior da escola até a nova quadra da cobertura e a quadra existente. Também foi permitido colocar um elevador, que em uma boa medida, resolve os graves problemas de acessibilidade que tem o CEIP Canigó. Além disso, é criado um acesso ao andar existente térreo e um acesso direto ao anfiteatro desda rua Sant Ferrán.